Pedidos sendo
realizados no momento:
1003
   
Boa noite. Seja bem vindo ao Portal Tudo Farma.
Negócios B2B a um clique

Atenção com a alimentação e a saúde das crianças
Fonte: Jornal de Uberaba Online
Notícia publicada em: 23/01/2018
Autor: Indefinido

Nem todos sabem que os pequenos também podem ter predisposição para o diabetes. Uma alimentação balanceada, atividades físicas e o monitoramento adequado são práticas simples e fundamentais para garantir o bem-estar dos pequenos.

Falar de diabetes, ainda mais infantil, é um assunto realmente sério por se tratar de uma doença "silenciosa". Combater a obesidade é de elevada prioridade para a prevenção de diabetes e outras doenças crônicas.

Uma grande vilã para o agravamento da doença são as férias, quando muitos pais acabam cedendo às vontades dos filhos, deixando que eles comam tudo aquilo que desejam, como doces, frituras - enfim, os carboidratos, que vão ser encontrados no sangue em forma de glicose. E seu excesso pode causar a doença.

A Dra. Adriana Juliani, farmacêutica e assessora do laboratório Analitic, explica: "Diabetes é uma alteração na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou uma resistência à ação da insulina pelo organismo". Quando a pessoa sofre de diabetes o pâncreas produz pouca insulina, fazendo com que o açúcar fique acumulado no sangue. "Incentivando uma alimentação saudável e aumentando a atividade física, não só para as crianças mas para todos, poderemos ver no futuro que esses esforços afetarão positivamente a tendência do aumento absurdo da obesidade e diabetes", acrescenta Juliani.

Existem dois tipos de diabetes, o do tipo 1 e o do tipo 2. O diabetes tipo 1 é o mais comum em crianças, podendo surgir desde as primeiras semanas de nascimento até os 30 anos, mas é entre os 5 e 7 anos e durante a puberdade que a atenção precisa ser redobrada. Já o diabetes tipo 2 é hereditário e acontece quando o organismo resiste à ação da insulina, mesmo que sua produção seja normal. Antigamente, era uma doença "de adulto", mas com a elevação da taxa de obesidade infantil associada a uma vida sedentária e maus hábitos alimentares esse tipo de diabetes aumentou consideravelmente entre as crianças.

Umas dica valiosa para se prevenir o diabetes infantil é o aleitamento materno, evitando a alimentação artificial rica em açúcar, desnecessário nesta fase. A orientação preciosa é que se deve manter uma alimentação saudável para evitar a obesidade infantil. Outra boa ideia para os pais é levar as crianças para brincarem e praticarem esportes, evitando assim que se tornem sedentários.

Uma coisa é certa: quanto mais cedo o diabetes for detectado, menores são as chances de complicações futuras. Portanto, caso se note os sintomas do diabetes infantil (sede, aumento de fome e emagrecimento, aumento do número de vezes que urina, mal-estar, sonolência, fraqueza, tonturas, câimbras e formigamentos), a conduta acertada é procurar atendimento médico, para que se possa conduzir os exames necessários ao diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.

 



O portal TUDO FARMA destina-se exclusivamente às farmácias e drogarias devidamente cadastradas e identificadas. Produtos e preços de medicamentos que possam ser apresentados no portal, são referências para venda ao varejo farmacêutico e não ao consumidor final, podendo ser alterado a qualquer tempo, sem prévio aviso.
© 2011 - 2018 | Todos os direitos reservados - VISÃO GRUPO
Melhor visualizado na resolução: 1024x768